top of page

Aprosoja Lança Campanha "Antirresistência" para Combater Resistência de Pragas

Atualizado: 17 de mai.

Após o sucesso das campanhas de manejo de resistência de fungicidas nas safras 14/15 e 15/16, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) lançou neste mês a campanha "Antirresistência". A iniciativa visa orientar os produtores rurais sobre o uso correto de fungicidas, herbicidas e inseticidas, com o objetivo de controlar ameaças às lavouras e evitar o aumento da resistência de fungos, pragas e plantas daninhas.


A campanha é realizada em parceria com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e o Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas (Irac). Segundo Luiz Nery Ribas, diretor técnico da Aprosoja, a nova campanha expande os objetivos das ações anteriores, promovendo o uso de produtos diversos para prevenir a resistência.


"É inegável o sucesso das campanhas de manejo de resistência anteriores. O produtor está cada vez mais consciente e tem aplicado as práticas recomendadas nas últimas duas safras. Agora, estamos ampliando nosso objetivo, mostrando que o uso de produtos diferentes impede o aumento da resistência dos fungos, pragas e plantas daninhas", explicou Ribas.


Ribas ressaltou a importância de os produtores compreenderem a relação direta entre o uso de fungicidas, herbicidas e inseticidas e a saúde das lavouras. "A situação é preocupante e os produtores precisam ter conhecimento e, principalmente, consciência da necessidade de intercalar produtos com diferentes modos de ação", destacou.


A Aprosoja também enfatizou as dificuldades enfrentadas pela ciência nos últimos anos para encontrar novas moléculas e criar novos princípios ativos, além dos desafios burocráticos na regulamentação de novos produtos. "Temos esses dois pontos críticos: a dificuldade em desenvolver novos herbicidas e inseticidas e os trâmites demorados junto aos órgãos nacionais para regulamentar um novo produto. Por isso, é essencial preservar os produtos atuais, utilizando sempre diferentes modos de ação", alertou Ribas.


Com a campanha, a Aprosoja espera fortalecer a conscientização dos produtores e garantir a sustentabilidade das lavouras de soja e milho no Mato Grosso, contribuindo para a segurança alimentar e a competitividade do agronegócio brasileiro.



Comments


bottom of page