Qualidade da semente, cuidados com a semeadura e uso correto do maquinário são etapas importantes para se obter melhores resultados na safra.
Em muitas regiões o plantio já começou, em outras regiões o plantio ainda aguarda condições favoráveis para o início. O Engenheiro Agronômo Dirceu Gassen, dá dicas para garantir um bom início de safra:
A semeadura é o fator crucial para o sucesso da lavoura, a semeadura tem que considerar os seguintes fatores:
Qualidade da semente- Poder germinativo
Vigor
Sanidade
Qualidade de semeadura– Profundidade: colocar a semente a 3 ou no máximo 4 centímetros (no caso da soja: 3 cm – milho: 4 ou 5 cm).
Espaçamento entre plantas: as plantas ocupam um espaço físico de coleta de energia solar e para extrair água e nutrientes.
Fechamento do sulco
Máquina semeadora
Semeador (é necessario que o semeador verifique se a profundidade está adequada e se o sulco está fechado de forma adequada, isso é muito importante para a qualidade da semeadura)
No processo de construção do potencial da lavoura, a chave está no piloto da semeadora, ou seja o semeador que usa a semente de qualidade, posiciona a semente na profundidade e posição adequada e fecha o sulco. Se ocorrer erros na fase de qualidade da semeadura, toda a lavoura estará comprometida, pois não há como corrigir esse erro.
Como o produtor avalia a qualidade da semente?
A qualidade da semente depende da seleção do fornecedor adequadamente. A semente deve ter certificação de procedencia. É necessário que o produtor tenha uma relação com o produtor de sementes, não é necessário optar pela semente mais cara, mas ela deve ter a melhor qualidade. A semente deve ter potencial de germinação acima de 95%, o produtor buscar uma semente de alto vigor.
Uma boa semente deve ter sanidade, poder de germinação e vigor. ou seja, uma boa nutrição para construir uma plântula que vai conseguir construir a energia que ela precisa através da fotossíntese.
Condição do solo
O solo é o leito para a semente germinar, então a qualidade de solo é fundamental. Plantar em um solo compactado terá dificuldades em fornecer a água que a planta precisa para se desenvolver.
O teor de proteína da semente é o que define a quantidade de água que a cultura necessita para inciar o processo de germinação. A soja tem 35% de proteína, por isso ela necessita absorver muito mais água que as demais. Então, a soja precisa de muito mais qualidade no processo de semeadura para garantir seu processo de germinação e absorção de água.
Um solo adequado deve ter uma boa estrutura, ou seja: adubação verde, raizes e palha. O solo tem que fornecer facilidade para a semente absorver a água ao redor e ao mesmo tempo ter oxigênio.
Por fim, Gassen destaca que é melhor plantar menos, plantar bem e colher mais, que plantar muito e colher pouco, ou seja, as vezes vale a pena plantar menos, mas plantar bem do que plantar muito e plantar mal.
Fizemos um ebook com o passo a passo, detalhando o que você precisa para fazer uma boa semeadura e garantir o potencial produtivo da sua lavoura. Clique no link aqui embaixo e baixe o ebook gratuitamente.
Fonte: Notícias Agrícolas
Comments